PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - COM 68 BLOGS E mais de 4 mil LINKS

LINKS

RUI BARBOSA - RN

RUI BARBOSA - RN
A CIDADE DE RUI BARBOSA, NA MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR, CRIADA EM 9 DE MAIO DE 1962 E INSTALADA NO DIA 26 DE MARÇO DE 1963 É ACOLHEDORA E MUITO BONITA, LÁ TEMOS UM PONTO TURÍSTICO CHAMADO MONTE DO CALVÁRIO, QUE FICA NO ALTO DE UMA COLINA, DE ALTO, TEMOS UMA VISÃO PANORÂMICA DA CIDADE. EM UM DE SEUS SÍTIOS ENCONTRAMOS NAS CAVERNAS ESCRITAS DE NOSSOS ANCESTRAIS, APESAR DE PEQUENA, É UMA CIDADE BEM DESENVOLVIDA, TEMOS ESCOLAS, CRECHES, HOSPITAL, GINÁSIO, ESTÁDIO DE FUTEBOL, TUDO FUNCIONANDO EM PERFEITO ESTADO. TEM COMO ADMINISTRADORA A PREFEITA MARIA APARECIDA CAVALCANTE, ELEITA EM 2008, PORÉM, ERA COMANDADA TAMBÉM POR UMA MULHER, DONA MARIA TARGINO DA SILVA, DUAS VEZES PREFEITA DA CIDADE, ELEITA EM 15/11/1972 E ELEITA NOVAMENTE EM 3 DE OUTUBRO DE 2004

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

INFORMAÇÕES DA CIDADE DE RUI BARBOSA RN

VEGETAÇÃO

Caatinga Hipoxerófila - vegetação de clima semi-árido, apresenta arbustos e árvores com espinhos e de aspecto menos agressivo do que a Caatinga Hiperxerófila. Entre outras espécies destacam-se a catingueira, angico, juazeiro, braúna, marmeleiro, mandacaru, umbuzeiro e aroeira.

GEOLOGIA E SOLO

Solos predominantes e características principais:

Planossolo Solódico - fertilidade natural alta, textura argilosa e arenosa, relevo suave ondulado, imperfeitamente drenado, raso.

Solos Litólicos Eutróficos - fertilidade natural alta, textura arenosa e/ou média, fase pedregosa e rochosa, relevo suave, bem a acentuadamente drenado.
Uso: os Planossolos são utilizados principalmente com pecuária e em menor extensão com milho e feijão, consorciados, além de palma forrageira, em alguns locais. Apresentam fortes limitações pela falta d´água durante o período de estiagem (racham) e moderadas limitações pelo excesso d´água no período chuvoso (encharcam). A irrigação é problemática vez que são rasos, apresentam problemas de manejo e considerável teor de sódio trocável. Seu aproveitamento racional com pecuária requer melhoramento das pastagens e intensificação de palma forrageira.

Nas áreas onde predominam os Solos Litólicos a agricultura é praticamente inexistente, devido à limitações muito forte ao uso agrícola, representado pela falta d´água, susceptibilidade a erosão, além de restrições ao uso de máquinas em decorrência da pequena espessura do solo, pedregosidade e rochosidade, devendo-se conservar a vegetação natural para preservação da flora e da fauna.

Aptidão Agrícola: regular para pastagem plantada. Terras aptas para culturas especiais de ciclo longo, tais como algodão arbóreo, sisal, caju e coco. Terras indicadas para preservação da flora e da fauna.

Sistema de Manejo: médio nível tecnológico. As práticas agrícolas podem estar condicionadas tanto ao trabalho braçal e a tração animal com implementos agrícolas simples

HIDROGRAFIA

O município encontra-se com 98,27% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica do rio Potengi e 1,73% na Bacia Hidrográfica do rio Ceará-Mirim.

Rios e riachos principais: Rio: Camaragibe

Riachos: Olho d'Água, da Onça, Salgado, da Caiçara, da Onça, da Cabaceira, do Xinxo, Tábua, Pinhões, Pedra Branca e Acauã.

Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000 m³:

RELEVO

De 200 a 400 metros de altitude.

Serras: da Gangorrinha, da Arara, da Carrapateira e da Formiga.

Planalto da Borborema - terrenos antigos formados pelas rochas Pré-Cambrianas como o granito, onde se encontram as serras e os picos mais altos.

CLIMA E TEMPERATURA

Tipo: clima muito quente e semi-árido, com estação chuvosa adiantando-se para o outono.

Precipitação Pluviométrica Anual:
norma
observada: ...
desvio: ...

Período Chuvoso: janeiro a abril

Temperaturas Médias Anuais:
máxima: 32,0 °C
média: 27,2 °C
mínima: 21,0 °C

Umidade Relativa Média Anual: 70%

Horas de Insolação: 2.400

LIMITES

Norte - Riachuelo e Caiçara do Rio do Vento.
Sul - Barcelona e São Tomé.
Leste - Riachuelo.
Oeste - São Tomé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU APAIXONADO PELA LEITURA E TENHO A MANIA DE ESCREVER E DE PESQUISAR. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO TAMBÉM AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO; SOU MUITO FELIZ PORQUE DESEJO FELICIDADE A TODAS AS PESSOAS, ATÉ MESMO AQUELAS QUE NÃO GOSTA DE MIM; SOU FELIZ PORQUE SOU UM BOM FILHO, BOM ESPOSO E BOM PAI.